Conheça nossa linha de Produtos

PolyMem®


PolyMem® membrana polimérica multifuncional de eficácia comprovada é uma nova geração de coberturas adequada ás lesões. As coberturas PolyMem® efetivamente limpam, umedecem, preenchem, e absorvem os fluídos/exsudato durante o processo de cicatrização. Nenhuma outra cobertura combina estas quatro características como o PolyMem®.

PolyMem
Características e ações dos Componentes

O Surfactante F68 é um agente de limpeza, não tóxico, que ativado pela umidade, é gradualmente liberado no leito da lesão. A tensão interfacial entre o tecido sadio e o tecido necrosado é reduzida, proporcionando desbridamento autolítico seletivo, mantendo o leito da lesão limpo, durante todo o processo de cicatrização. Esta capacidade de limpeza inerente à cobertura, reduz a necessidade de limpar as lesões durante as trocas, o que evita traumatizar o tecido revitalizado no processo cicatricial.

  • ● Surfactante F68 é reconhecido, como um agente de limpeza de lesões, constatado pelo FDA (Rodeheaver, 1980);
  • ● É liberado gradualmente no leito da lesão;
  • ● Inibe o desenvolvimento de infecção (Rodeheaver,1980);
  • ● Mantém a temperatura corpórea (Zhang Z e Cols, 1992; Hellung-Larsen e cols., 2000);
  • ● Melhora o fluxo de sangue nos capilares, reduz edema, reduz a inflamação tecidual e aumenta a viabilidade dos tecidos após a lesão (Baskaran e cols, 2001; Lee, River e Pan, 1992);
  • ● Incrementa a formação de novos tecidos ( Hokett e cols, 2000);
  • ● Facilita o desbridamento autolítico (Morison e cols, 2000);
  • ● Reduz a fricção entre o curativo e o leito da lesão, diminuindo o dano provocado por abrasão/fricção (Ferris Corp.).

A Glicerina (glicerol), é um umidificante, evita a aderência da cobertura ao leito da lesão, oferecendo conforto à região lesionada. A Glicerina também reduz a dor, conserva as células de gordura ativas, reduz a hipergranulação, mantém as células nervosas livres recobertas, minimizando a dor e contribui para o desbridamento autolítico. Devido as suas propriedades em absorver água, a Glicerina tem a função de um agente de manutenção do meio úmido, ou seja, ela age como hidratante e umectante na formulação PolyMem®.

  • ● A Glicerina é um componente higroscópico;
  • ● Protetor natural de barreira na lesão da pele (Goodman & Gilman, 1980);
  • ● Associado à oclusão, estimula a cicatrização (Fluhr e cols, 1999);
  • ● Emoliente suavizante que diminui o processo inflamatório e abrasão do tecido neoformado (Goodman & Gilman, 1980);
  • ● Reduz a dor (Goodman & Gilman, 1980 e Ferris Corp.);
  • ● Elimina fortes odores e reduz a hipergranulação (Vandeputte, 1995);
  • ● Facilita a formação de tecido de granulação. (Krasner e cols, 1993; Jeter e cols, 1986).

A Goma superabsorvente, é um copolímero de amido, que atrai, absorve e retém o excesso de fluídos na membrana polimérica. Estes fluidos, são conhecidos por conter nutrientes e fatores de crescimento naturais, concentram-se na lesão, favorecendo o processo de cicatrização.

A sua capacidade de absorção é de até 10 vezes o peso da placa (limite de absorção da placa).

A membrana polimérica PolyMem®, com a incorporação destes componentes, promove a manutenção do meio úmido (Glicerina) e a redução da tensão interfacial entre o tecido sadio e tecido necrosado (Surfactante F68), o excesso de fluidos contendo os contaminantes, são atraídos e retidos na membrana polimérica, enquanto os nutrientes e fatores de crescimentos naturais se concentram no leito da lesão, favorecendo o processo de cicatrização. Na comparação, com outras coberturas de espuma, a não existência destes componentes em sua composição, apenas garante a absorção do exsudato do leito da lesão, sem a limpeza e a manutenção do meio úmido adequado, oferecido pela exclusiva formulação PolyMem®.

O filme semipermeável (presente nas apresentações, com exceção do PolyMem® WiC/Cavidade) que recebe a membana polimérica, exerce uma barreira bacteriostática, permite a troca gasosa (O2 e CO2), mantém o índice de transmissão de vapor úmido ideal, (MTVR).

As coberturas PolyMem®, promovem tudo o que a lesão necessita para o processo cicatricial.

Prata Inorgânica sob a forma de nano partículas uniformemente distribuídas, resultam que, à medida que o exsudato é absorvido, a prata é ativada, combatendo os microorganismos presentes, a colonização bacteriana e o odor. As bactérias e os microorganismos absorvidos ficam retidos e inertes na membrana polimérica. Quando a cobertura entra em contato com a lesão, o exsudato absorvido pela membrana polimérica, ativa a ação dos íons de prata Ag+, eliminando os microorganismos presentes. Este processo tem como resultado o rompimento da membrana citoplasmática, ou seja, da interrupção da produção de energia das células. Os microorganismos ficam retidos inertes na cobertura. Durante todo o processo de cicatrização, não ocorre a migração de prata para o leito da lesão.

  • ● PolyMem®. Silver (prata), produto de acordo com as normas do FDA que limita a ação antimicrobiana na cobertura;
  • ● PolyMem®. Silver, contém prata (mínimo de 186 microgramas/cm², gerando pelo menos 15 milhões de íons), agindo na matriz de poliuretano (Ferris Corp.);
  • ● Entre os microorganismos escolhidos para demonstrar a ação antimicrobiana da prata foram incluídos: Klebsiella pneumoniae (ATCC#4352), Pseudomonas aeruginosas (ATCC#9027), Enterococcus faecalis (VRE) (ATCC# 51575), Candida albicans (ATCC#10231), Staphylococcus aureus (MRSA) (ATCC#33591) e Staphylococcus aureus (ATCC#76538).
  • ● Benskin, L. Redução dramática da dor através da utilização de membrana polimérica ( com e sem prata) sobre uma lesão axilar profunda. 19ª SAWC Annual – San Antonio Texas – US de 30 de abril a 3 maio de 2006. Poster # 25.
  • ● Atividade antimicrobiana de membranas com prata: Comparação in vitro – Journal of Medical Microbiology (2006), 55, 59-63.

A Família PolyMem®, pode ser utilizada como cobertura primária, secundária ou a combinação de ambas, para garantir um adequado processo cicatricial.