PolyMem® membrana polimérica multifuncional de eficácia comprovada é uma nova geração de coberturas adequada ás lesões. As coberturas PolyMem® efetivamente limpam, umedecem, preenchem, e absorvem os fluídos/exsudato durante o processo de cicatrização. Nenhuma outra cobertura combina estas quatro características como o PolyMem®.
O Surfactante F68 é um agente de limpeza, não tóxico, que ativado pela umidade, é gradualmente liberado no leito da lesão. A tensão interfacial entre o tecido sadio e o tecido necrosado é reduzida, proporcionando desbridamento autolítico seletivo, mantendo o leito da lesão limpo, durante todo o processo de cicatrização. Esta capacidade de limpeza inerente à cobertura, reduz a necessidade de limpar as lesões durante as trocas, o que evita traumatizar o tecido revitalizado no processo cicatricial.
A Glicerina (glicerol), é um umidificante, evita a aderência da cobertura ao leito da lesão, oferecendo conforto à região lesionada. A Glicerina também reduz a dor, conserva as células de gordura ativas, reduz a hipergranulação, mantém as células nervosas livres recobertas, minimizando a dor e contribui para o desbridamento autolítico. Devido as suas propriedades em absorver água, a Glicerina tem a função de um agente de manutenção do meio úmido, ou seja, ela age como hidratante e umectante na formulação PolyMem®.
A Goma superabsorvente, é um copolímero de amido, que atrai, absorve e retém o excesso de fluídos na membrana polimérica. Estes fluidos, são conhecidos por conter nutrientes e fatores de crescimento naturais, concentram-se na lesão, favorecendo o processo de cicatrização.
A sua capacidade de absorção é de até 10 vezes o peso da placa (limite de absorção da placa).
A membrana polimérica PolyMem®, com a incorporação destes componentes, promove a manutenção do meio úmido (Glicerina) e a redução da tensão interfacial entre o tecido sadio e tecido necrosado (Surfactante F68), o excesso de fluidos contendo os contaminantes, são atraídos e retidos na membrana polimérica, enquanto os nutrientes e fatores de crescimentos naturais se concentram no leito da lesão, favorecendo o processo de cicatrização. Na comparação, com outras coberturas de espuma, a não existência destes componentes em sua composição, apenas garante a absorção do exsudato do leito da lesão, sem a limpeza e a manutenção do meio úmido adequado, oferecido pela exclusiva formulação PolyMem®.
O filme semipermeável (presente nas apresentações, com exceção do PolyMem® WiC/Cavidade) que recebe a membana polimérica, exerce uma barreira bacteriostática, permite a troca gasosa (O2 e CO2), mantém o índice de transmissão de vapor úmido ideal, (MTVR).
As coberturas PolyMem®, promovem tudo o que a lesão necessita para o processo cicatricial.
Prata Inorgânica sob a forma de nano partículas uniformemente distribuídas, resultam que, à medida que o exsudato é absorvido, a prata é ativada, combatendo os microorganismos presentes, a colonização bacteriana e o odor. As bactérias e os microorganismos absorvidos ficam retidos e inertes na membrana polimérica. Quando a cobertura entra em contato com a lesão, o exsudato absorvido pela membrana polimérica, ativa a ação dos íons de prata Ag+, eliminando os microorganismos presentes. Este processo tem como resultado o rompimento da membrana citoplasmática, ou seja, da interrupção da produção de energia das células. Os microorganismos ficam retidos inertes na cobertura. Durante todo o processo de cicatrização, não ocorre a migração de prata para o leito da lesão.
A Família PolyMem®, pode ser utilizada como cobertura primária, secundária ou a combinação de ambas, para garantir um adequado processo cicatricial.